Karatê - do
A arte marcial conhecida de Okinawa ,foi criada no final do século XIX tendo, entretanto, suas origens relatada por volta do século XV,como uma arte de defesa pessoal e foi chamado de Te,florescendo durante todo o império do rei Sho Hashi. Com o resultado da invasão de Satsuma no ano de 1609, o karatê começou a se desenvolver ainda mais, pois Satsuma retirou os armamentos, proibindo o uso delas e sancionando toda a atividade relacionadas as mesma.Essa proibição se manteve durante 300 anos, mais o treinamento do karatê , foi sendo realizando secretamente por famílias aristocráticas de Okinawa, sendo transmitido de pai para filho.
Castelo de Shuri, em Okinawa
Os estilos do karatê mais praticados atualmente são:
Shotokan-Ryu, Wado-Ryu, Goju-Ryu,Shito-Ryu e Shorin-Ryu.
Porem, o sistema de luta desenvolvido em Okinawa era conhecido além das fronteiras como Okinawa-te (mão de Okinawa).Este nome manteve-se por volta de 1936, até que um evento do "conflito sino-nipônico"(Guerra entre China e Japão) foi criada a palavra" Karatê" ( mãos vazias), onde o grande mestre da época chamado Gichin Funakoshi considerado o pai do Karatê, moderno, criador do estilo
Shotokan-Ryu adotou esta palavra para substituir a denominação do Okinawa-Te, permanecendo então até os nossos dias como Karatê.
Gichin Funakoshi
Este mesmo mestre, incrementando sentido espiritual e filosofia de vida ao Karatê adicionou a palavra Do (caminho, vereda espiritual ), ficando conhecido como Karatê-Do ( caminho das mãos vazias).
Atividades realizadas durante a aula:
1ª Atividade
Aquecimento; a professora primeiramente pediu que fizéssemos uma roda, entorno do tatame, logo após, fez a saudação, com os pés em formato de vê ou primeira posição do Ballet, em seguida pediu para os alunos correrem em varias direções da sala e ao seu sinal tinham que formar duplas e executarem o movimento que era tentar encostar no colega, tocando no ombro, perna, quadril, sem deixar o outro colega
encostar - Trabalhando ataque e defesa, logo após a professora continuou o aquecimento pedindo que correcem de costas, em ao redor do tatame.
Alongamento: A professora pediu para a acadêmica Camila Queiroga, realizar a atividade de alongamento dos membros superiores e inferiores
2ª Atividade: Soco
Antes de nós fazermos a atividade, a professora primeiramente demonstrou, algumas técnicas, de como utiliza-se os braços para realizar as técnicas de ataque e defesa, utilizando-se os braços na altura do rosto e da cintura , em seguida pediu que realizassem os movimentos de acordo com seu comando.
3ª Atividade: Chute
Primeiramente a professora pediu que ficassemos ao redor do tatame e de mãos dadas realizamos o movimento explicado por ela que é a execução de maneira correta do chute no karatê, utilizando a técnica de ataque. Em seguida foi realizada a atividade de maneira, que a perna direita ficasse numa posição de 90º graus, e a esquerda fizesse uma pequena flexão do joelho, mas com o pé no chão, assim a perna que está em 90º graus estende a perna, para realizar o movimento do chute.
4ª Atividade: Defesa Alta
A professora primeiramente demonstrou a técnica da defesa alta, de maneira que todos após sua explicação deveria reproduzir o movimento. A atividade do movimento partia da seguinte forma, os pés devem estar afastados os braços na posição que foi ensinado baço direito flexionado em cima da cabeça e a esquerda posicionada na cintura.
5ª Atividade: Joquenpo
A turma foi dividida em dois grupos, para a realização da brincadeira de joquenpo,onde cada grupo deveria realizar as técnicas de soco,defesa alta e chute fronta,para cada técnica mostrada pelos grupos, um ganha do outro exemplo: o chute frontal ganha do soco, o soco ganha da defesa alta e a defesa alta ganha do chute frontal, e cada equipe tinha que fazer com que o adversário erra-se para poder pontuar,isso com a orientação do professor.
6ª Atividade: Defesa Baixa
Primeiramente antes de nós executarmos a atividade a professora demonstrou, como se realiza a técnica da defesa baixa , onde logo após sua demonstração os alunos tinham que executar, assim com a mesma forma a execução para a técnica da defesa média.
7ª Atividade :Deslocamento de ataque e defesa
A professora novamente demonstrou o movimento onde os alunos em seguida reproduziram o movimento demonstrado
8ª Atividade: Defesa e Ataque
A turma foi dividida em dois grupos, onde cada pessoa ficava de frente para a outra de maneira a realizar os movimentos de ataque e defesa . Primeiramente começou o grupo que estava de frente para a janela fazer o movimento de ataque enquanto o que estava de costas fazia o movimento de defesa, assim vice-versa.
Para terminar a aula teve uma demonstração do Kata, conhecido como uma luta imaginaria , realizado pela acadêmica Camila Queiroga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário