Introdução
Essa pesquisa tem como objetivo analisar alguns aspectos utilizados pelos lutadores para à perda rápida de peso.Em modalidades de lutas, como o judô, o jiu-jitsu e a luta olímpica, os torneio apresentam divisões por categorias de peso. O objetivo de tal divisão é equilibrar as disputas, minimizando as diferenças de peso força velocidade entre os competidores.No entanto, com o intuito de obter vantagens lutando com adversários mais leves e fracos , muitos atletas costumam reduzir o seu peso corporal dias antes das competições.( ARTIOLI, FRANCHINI,JUNIOR,2006).
Com isso profissionais da área da saúde, educadores e cientistas do esporte, vem se preocupando há muito tempo com essa redução rápida de peso, entre os lutadores.Em 1976 foi publicado esse assunto pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte.
Nas competições de lutas, é muito frequente há utilização, do método para a perda rápida de peso em atletas, é utilizado normalmente para a pesagem de classificação, geralmente realizada, 24 horas ante das competições.A perda rápida de peso, é feita de maneira, onde os atletas fazem retenção alimentar, e perda de liquido na fase pré-competitiva,assim ficando um período de tempo sem ingerir líquidos.Esses atletas ainda, treinam em lugares fechados com roupas de plastico ou de borracha, ocasionando uma baixa concentração de sódio causando uma hiponatremia intermitente, fazendo essas restrições, há um grande índice de problemas renais, podendo também ter um gasto de energia maior do que o atleta poderá consumir.
De acordo com Kiningham e Gorenflo2, apud Franchini (2006), 72% dos atletas usam, pelo menos, um método potencialmente danoso à saúde para reduzir o peso; 52% usam pelo menos dois métodos perigosos, e 12% usam pelo menos cinco métodos perigos a cada semana. Há ainda evidencias de que esses atletas passam por episódios de compulsão alimentar e apresentam traços de distúrbios alimentares, o que tende a piorar conforme aumenta o nível competitivo do atleta.
Influência da perda rápida de peso sobre o desempenho aeróbio
Com relação aos exercícios sub-máximos de endurance, parece não haver duvidas de que a performance é piorada em função da desidratação, restrição da ingestão alimentar ou pela combinação desses dois fatores.
Independente do procedimento adotado para reduzir peso,há uma grande importância na situação competitiva real via de regras, onde à um tempo entre a pesagem e o inicio da luta, o qual costuma ser superior a três horas.Segundo Ribsil e Herbert,apud Franchini,(2006), o desempenho de endurance é significativamente reduzido após 5% de redução do peso, mas após cinco horas de recuperação retorna aos valores basais, pois é provável que o desempenho aeróbio não seja negativamente influenciado.
Efeitos fisiológicos da perda rápida de peso
Segundo Mourier, et.al. apud Franchini, (2006), a suplementação de aminoácidos de cadeias ramificada, promove maior redução da gordura corporal, especialmente da gordura visceral quando a redução de peso é gradual e obtida por meio de dieta hipocalórica.
Podemos perceber que a perda rápida de peso, interfere na saúde, e que os atletas principalmente os de lutas fazem essa redução exagerada, pois as competições exigem que esses atletas a fazem essa redução para poderem competirem , e que eles não procuram um profissional da área para poder orienta-los como merecem. Por isso é que acontece muitas vezes o atleta ficar doente e não poder competir.
O certo seria que eles competissem com o seu próprio peso tendo mais categorias para que essa redução não aconteça.E que os técnicos tenham orientações a respeito de como possa fazer essas reduções rápidas de peso sem que prejudique seus atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário