terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aula 14 - Jiu-Jitsu

                                                                   JIU-JITSU


Existem varias versões da origem do jiu-jitsu, vários historiadores atribuem o local como as Índia, berço das religiões e de cultura inigualável.Eles defendem que seus criadores foram os Monges budistas, pois possuíam grande saber e perfeito conhecimento do corpo humano, além disso precisavam se defender sem o uso de armas dentro desta atmosfera magica  foram capazes de criar uma das mais perfeitas e completa forma de defesa pessoal de todas as épocas.
O jiu-jitsu é conhecido mundialmente como a "arte suave", pois não exige de força bruta permitindo aos mais fracos defender-se e derrotar adversários fisicamente mais fortes.
Por volta de 1917, chegava no Brasil o professor e campeão mundial de jiu-jitsu Konsei Maeda, conhecido como Conde Koma , em Belém do Pará ele começou a ensinar  verdadeiro jiu-jitsu ao aluno Carlos Gracie,que chegando ao Rio de Janeiro em 1920, fundou a primeira academia de jiu-jitsu no Brasil, a partir daí passou a ser difundido com sangue e suor, a luta de kimono, apos anos de luta , e de estudos desenvolveu-se, um verdadeiro estilo brasileiro de jiu-jitsu como aprimoramento de luta no chão a um nível  excepcional.
Golpes de jiu jitsu


Golpes do jiu-jitsu


Os golpes de jiu jitsu possuem uma grande variação que podem ser aprendidos e realizados por qualquer pessoa que goste do esporte e que possui uma admiração pela arte de finalizar. Veja alguns golpes de jiu jitsu abaixo.
Projeção/queda:
É qualquer forma de fazer com que o adversário se desequilibre e caia no chão, tanto de costas como de lado.


Baiana 
Acontece quando um dos atletas agarra o outro pelas pernas fazendo com que ele saia do chão
Passagem de guarda:
E o ato de quando um dos atletas fica por cima do outro, estando entre as pernas do adversário preso ou não. Quando o atleta está apenas em cima de umas das pernas do seu adversário é considerada uma “meia guarda”. A passagem de guarda só é propriamente dita quando o atleta deixa o seu adversário sem nenhum espaço, sendo dominante e deixando o adversário de costas ou de lado para o chão.
Pegada pelas costas:
É o ato em que o atleta pega seu adversário pelas costas, fazendo com seus calcanhares fiquem apoiados nas coxas do adversário.
Joelho na barriga:
Acontece quando o atleta está com meia guarda e solto, fazendo com seu joelho fique por cima da barriga do seu adversário.
Montada:
A montada e realizada quando o atleta está montado em seu adversário, fazendo com que seus pés e joelhos fiquem totalmente presos no chão.
Raspagem:
A Raspagem ocorre quando o atleta está por baixo de seu adversário, consegue fazer com que ele fique preso entre as pernas e com muita rapidez o desequilibra para o lado fazendo com que a posição fique totalmente invertida.
Esses são apenas alguns golpes de jiu jitsu. Ao decorrer de seu aprendizado nessa maravilhosa arte marcial, você irá aprender técnicas mais avançadas.
Golpes de jiu jitsu









AULA 13-Perda rápida de peso

                                             Perda Rápida de Peso em Esporte Competitivo


Introdução

Essa pesquisa tem como objetivo analisar alguns aspectos utilizados pelos lutadores para à perda rápida de peso.Em modalidades de lutas, como o judô, o jiu-jitsu e a luta olímpica, os torneio apresentam divisões por categorias de peso. O objetivo de tal divisão é equilibrar as disputas, minimizando as diferenças de peso força velocidade entre os competidores.No entanto, com o intuito de obter vantagens lutando com adversários mais leves e fracos , muitos atletas costumam reduzir o seu peso corporal dias antes das competições.( ARTIOLI, FRANCHINI,JUNIOR,2006).
Com isso profissionais da área da saúde, educadores e cientistas do esporte, vem se preocupando há muito tempo com essa redução rápida de peso, entre os lutadores.Em 1976 foi publicado esse assunto pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte.
Nas competições de lutas, é muito frequente há utilização, do método para a perda rápida de peso em atletas, é utilizado normalmente para a pesagem de classificação,  geralmente  realizada, 24 horas ante das competições.A perda rápida de peso, é feita de maneira, onde os atletas fazem retenção alimentar, e perda de liquido na fase pré-competitiva,assim ficando um período de tempo sem ingerir líquidos.Esses atletas ainda, treinam em lugares fechados com roupas de plastico ou de borracha, ocasionando uma baixa concentração  de sódio causando uma hiponatremia intermitente, fazendo essas restrições, há um grande índice de problemas renais, podendo também ter um gasto de energia maior do que o atleta poderá consumir.
 De acordo com Kiningham e Gorenflo2, apud Franchini (2006),  72% dos atletas usam, pelo menos, um método potencialmente danoso à saúde para reduzir o peso; 52% usam pelo menos dois métodos perigosos, e 12% usam pelo menos cinco métodos perigos a cada semana. Há  ainda evidencias de que esses atletas passam por episódios de compulsão alimentar e apresentam traços  de distúrbios alimentares, o que tende a piorar conforme aumenta o nível competitivo do atleta.

Influência da perda rápida de peso sobre o desempenho aeróbio


Com relação aos exercícios sub-máximos de endurance, parece não haver duvidas de que a performance é piorada em função da desidratação, restrição da ingestão alimentar ou pela combinação desses dois fatores.
Independente do procedimento adotado para reduzir peso,há uma grande importância na situação competitiva real via de regras, onde à um tempo entre a pesagem e o inicio da luta, o qual costuma ser  superior a três horas.Segundo Ribsil e Herbert,apud Franchini,(2006), o desempenho de endurance é significativamente reduzido após 5% de redução do peso, mas após cinco horas de recuperação retorna aos valores basais, pois é provável que o desempenho aeróbio não seja negativamente influenciado.

Efeitos fisiológicos da perda rápida de peso


Segundo Mourier, et.al. apud Franchini, (2006), a suplementação de aminoácidos de cadeias ramificada, promove maior redução da gordura corporal, especialmente da gordura visceral  quando a redução de peso é gradual e obtida por meio de dieta hipocalórica.


Conclusão
 Podemos perceber que a perda rápida de peso, interfere na saúde, e que os atletas principalmente os de lutas fazem essa redução exagerada,  pois as competições exigem que esses atletas a fazem essa redução para poderem competirem , e que eles não procuram um profissional da área para poder orienta-los como merecem. Por isso é que acontece muitas vezes o atleta ficar doente e não poder competir.
O certo seria que eles competissem com o seu próprio peso tendo mais categorias para que essa redução não aconteça.E que os técnicos tenham orientações a respeito de como possa fazer essas reduções rápidas de peso sem que prejudique seus atletas.












Aula 12 - Capoeira 02

                                                                            Capoeira

Elementos técnicos

01- Movimentação

* Ginga



02- Ataque

* Meia-Lua (frente)




* Meia-Lua (Compasso)




* Rasteira



* Martelo



03- Defesa

* Cocorinha




* Esquiva lateral



* Carangueijo



04 - Floreios

*Aú




* Beija-Flor



* Ponte



* Bananeira



* Cabeçada



* Telefone


* Benção




* Armada (Giro)




* Queixada (passada)



* Macaco



05 - Projeções

* Tesoura




06 - Música

* Formada por 4 tempos ( 3 marcados e 1 livre).



07 - Instrumentos Musicais

* Berimbau



* Pandeiro



* Atabaque



E ao final luta entre os acadêmicos...



Aula 11 - Capoeira

         
                                                           Capoeira

1º  momento:  Alongamento de membros inferiores e superiores.

2º momento:  Aquecimento MÃE COLA

A pessoa colada deve ficar em posição de defesa da capoeira de nome coco rinha,  uma vez colado, para se descolar deve fazer um chute chamado de meia lua,ficando de costas para o companheiro e batendo as mãos por baixo das penas.

1ª Atividade: Em duplas um colega em posição de coco rinha e o outro executando o movimento de meia lua, A execução da meia lua pode ser executada de duas formas o que vai definir é o nível de coordenação motora do individuo. De maneira pedagógica, o aluno deve passar a perna de fora para dentro por cima do outro, ficar de costas para ele, afasta as pernas e por baixo bate as mãos, e executa mais uma meia lua para ficar de frente para o colega novamente.

2ª Atividade: Ginga ( triangulo)




Com os pés paralelos, iniciando pela perna direita, ela deve ser escorregada para trás, apenas com a ponta do pé. Alternando as pernas, não colocando os pés em linha, pela questão do equilíbrio  Para ajudar no equilíbrio devemos ter ajuda dos braços, sempre o braço da frente deve ser trocado da perna.

3ª Atividade: Mãos dadas em base, executa o movimento da ginga

4ª Atividade: Mãos soltas, em duplas executar o movimento da ginga, ( movimento da capoeira);

5ª Atividade: Meia lua de compasso

 Executa uma meia lua de frente, fica de costas para o colega agacha colocando uma ou as duas mãos no chão, e executa mais uma meia lua, o movimento tem uma linha mais acendente.

* Capoeira Angola: Mestre Pastinha : capoeira mais rasteira
* Capoeira Regional: Mestre Bimba: movimento de floreios

6ª Atividade: Movimento Armada

Nome pedagógico chute do Michael Jackson, após ginga para com pernas paralelas, realiza um giro de tronco por fora, ficando com as pernas cruzadas, e então realiza o movimento meia lua.

* Esquiva lateral: pés paralelos, braços opostos, lentamente deslocado lateralmente;
* Coco rinha: pés juntos inteiros no chão, braço para defesa em cima da sobrancelha, mão de apoio ao lado do pé próximo ao dedo minguinho fica o dedo polegar da mão.

7ª Atividade: em dupla execução dos movimentos de esquiva lateral e armada
* Rasteira: após a ginga, ficar em posição de esquiva lateral, passa a perna rasteira de maneira básica e puxa o movimento final, esquiva lateral

* Estrelinha: aú  se movimenta em quatro tempos, progressão pedagógica , movimento de bebê  depois
 vai aumentando a dificuldade do movimento .
* Beija flor: apoio mão no chão, e levanta as duas pernas, para cima ; também pode ser com o apoio do colega.




Aula 10 - Kata

                                                Kata ( luta imaginária)


O Kata é a essência do karatê, é um kihon encadeado de varias direções e graus de dificuldades e diferenças dos movimentos, onde o adversário é você.
Deve ser executado com concentração, seriedade,coordenação motora, ritmo, espirito, força e velocidade, é magnificante belo e admirável para quem olha, mesmo este se for um leigo.Jamais um Kata é   entendido a fundo, a não ser por um mestre.É um dos treinamentos do karatê, podendo ser treinado por grupos ou em duplas visando o aprimoramento técnico e entrosamento.
A Federação Paulista de Kata  de Contato,foi a primeira entidade a realizar competições de Kata , na América do Sul no ano de 1996.
                                                           
Atividade realizada  
A professora ensinou os primeiros passos do Kata  onde é a primeira troca de faixa ( 1ª graduação), logo após  pediu que formassem em pequenos grupos para a realizar um Kata, da maneira que quisessem,  mas que, tinha que conter os passos básicos ensinados por ela . Em seguida pediu que cada grupo mostrasse para a turma o que fizeram .



























Aula 9 - Fundamentos do Karatê

Como aquecimento foi pedido para que todos corressem pelo espaço de frente e de costas, levantando o joelho ou levando os pés para trás... E a cada meio de cada pedido havia uma atividade a ser realizada como: Se unir em dupla e ter que encostar no ombro, adomem e perna do colega, individual e em dupla.



Para iniciar a aula foi realizada uma atividade de brincadeira cantada para ser feita com crianças.
Onde foi formado um círculo com todos, virados para a direita, as vezes andando para frente ou para trás, agachado, pulando e etc.... Batendo palma e cantando a seguinte música:

Lá em Okinaua
Tinha um Karateca
De noite ele dormia
De dia ele fazia (nesta parte é falado o nome dos golpes como:)

Soco (Zuki)

Defesa Baixa (Telefone)



Defesa Média (Espada)


Defesa Alta (Timbalada)



E quando a música for cantada poderá ser de várias maneiras os movimentos como comentada em cima...




Para começar a ensinar o fundamento do chute a professora pediu que formássemos um círculo. Após pediu para que todos levantassem a coxa deixando o joelho alto, pois é o joelho que define a altura que o seu chute alcançará.


Após nos passou a atividade onde ficaria um parado com a mão em frente ao abdomen e o outro realizaria o chute na mão do colega.


Após esta atividade passou outra praticamente igual, só que agora quem estava com a mão parada na altura do abdomen, levantaria sua mão na altura do rosto, após realizar 3 chutes trocariam de função.


Uma próxima atividade foi o chute Mawashi geri...



Onde ficamos na mesma formação anterior, somente a mão desceu para a altura do abdomen novamente para realizar este chute que a parte de contato é o calcanhar.


E esta imagem abaixo demonstra mais alguns chutes realizados no karatê.