domingo, 14 de outubro de 2012

Aulão do dia 22/09 de Lutas

KARATÊ


Ministrada por: César Furtuoso

Karatê ou Karatê-Do é uma forma de budo ( caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa que se originou em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922.



X


Equipamentos para a prática e competição do esporte.

Luva

Caneleira


Faixa


Kimono


Proteção para os pés


Golpe - Soco (Zuki)


As técnicas de soco desenvolvem-se impulsionando os punhos numa trajetória que sai do hara até o alvo. Os golpes podem ser organizados e identificados segundo suas formas e variações,sendo as formas uma técnica específica ( um tipo de soco). Os socos são considerados apenas como formas de ataque, porem, se for bem executado, respeitando as técnicas , serve para repelir um ataque simultâneo, fazendo com que o contragolpe seja afastado do lutador.


Defesa


Tanto pessoal ou não, a defesa é apenas o bloqueio do ataque do seu inimigo mas é claro que existe uma defesa específica para cada golpe desferido,a defesa sofre menos danos do que os atacantes que ficam praticamente livres para recebe-los .
Uchi Uke - defesa com o  braço, de dentro para fora.
Soto Uke - defesa com o braço, de fora para dentro.   
Jodan Age Uke defesa de baixo para cima.



CAPOEIRA


Ministrada por: Marcelo (Canarinho)

A capoeira é uma arte que integra o patrimônio histórico  e cultural do Brasil, em que sua origem é ainda hoje muito discutida e na verdade não podemos afirmar com precisão quando e como foi criada. A capoeira é plural e nela o lúdico e o combate interpenetram-se, caracterizando-a como jogo, luta e dança. Foi criada no contexto da necessidade de auto defesa e de resistência à opressão com elementos propulsores da crianção de uma técnica de defesa e ataque, na qual os negros utilizavam do seu próprio corpo para se confrontar com seus opressores (feitores, capitães do mato).


Movimento da Capoeira


Manoel  dos Reis Machado (Mestre Bimba) , foi o grande pioneiro da oficialização, pelo governo, da primeira academia de capoeira, tirando da rua e colocando em academias.Foi o criador da capoeira regional baiana, ou simplesmente capoeira regional. A capoeira de angola foi exercida por mestre Pastinha, um irresistível fascínio que o transformou num verdadeiro predestinado para o ensino desta modalidade esportiva que praticada em obediência a seus ensinamentos que pode contribuir, poderosamente para o equilíbrio físico-técnico do homem. Ela é considerada a Capoeira Mãe, seu nome Capoeira Angola surgiu logo após a criação da Capoeira Regional, até então o nome usado na época era apenas capoeira ou capoeiragem. A capoeira foi regulamentada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos passando a vigorar em janeiro de 1973, sendo Assessor de  Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo, o Mestre Damianor Mendonça, responsável pela criação da graduação  na capoeira.
        

 Instrumentos da capoeira


Acompanhamento musical desde os primórdios até os nossos dias, são os Berimbau, Pandeiro, Adufe, Atabaque , Reco-reco.




Faixas / Cores / Graduação


Abadá: Calça branca, camiseta branca com o distintivo do grupo que participa e as cordas de cada graduação.


Ritmos




Atividade de aquecimento


Pediu para os acadêmicos, pularem e quando batesse uma vez  no pandeiro era para saltar o mais alto que conseguisse, depois explicou que iria bater duas vezes no pandeiro e que teríamos de nos abaixar sem levantar o calcanhar do chão.


Ginga

Na ginga explicou que ele começa de uma maneira que o aluno esteja dançando, levantando bem alto as pernas encostando os pés no glúteo onde depois vai aumentando a dificuldade até que consigam fazer o movimento correto.


Ginga com chute frontal



Progressão para o chute lateral



Posição de defesa


Ataque e defesa



Foi passado para os acadêmicos também realizarem os movimentos de ataque e defesa conforme o professor havia demonstrado.


Progressão para realizar o chute girando



Passos para realizar o chute lateral




Parada de mão


Parada de cabeça



Progressão para realizar o Aú



PALESTRA SOBRE PSICOLOGIA EM ESPORTES DE LUTAS


Ministrada por: Stefany Jessica Antonello e Renata thauany Rebussi Ferreira (PUC).


Neste palestra foi comentada sobre a parte psicológica dos atletas no momento das competições, o que influência o atleta senado tanto o que vem de fora (extrínseco) o que vem de dentro do atleta (intrínseco). E também foi mostrado um vídeo que comprova que se o psicológico do atleta estiver afetado ele renderá mais ou menos, exemplo: Um atleta realiza um soco com uma certa velocidade e força, quando este mesmo atleta com raiva, realiza o mesmo soco e a velocidade e força aumenta quase o dobro e em um último momento este atleta é acalmado e realiza mais um soco, a velocidade é força é maior que o primeiro e menor que o segundo. Comprovando então que a emoção que o atleta está sentindo influenciara em seu desenvolvimento no esporte.


MMA


Ministrada por: Matheus Scheffel e Felipe

O MMA hoje é um dos esportes que esta crescendo no mundo inteiro, teve sua origem no final dos anos 90 e inicio de 2000, onde ficou conhecido. É um esporte de contato que permite o uso de uma ampla variedade de técnicas de combate a partir de uma mistura de diferentes artes marciais. As regras permitem a utilização de socos, chutes e técnicas de grappling, tanto de pé  quanto de solo .

Golpes - Dieb


Soco Direto



Gancho


Cruzado


Demonstração de um golpe que envolve a queda e imobilização

Posição inicial do golpe para realizar a queda do adversário. Quem irá realizar o golpe ficará com um pé na frente e outro atrás em posição de guarda.



A perna que está a frente do atleta que realizará o golpe flexionará e cairá de joelho, mantendo a outra estendida  segurando na parte de trás do joelho do adversário, sem dar espaço para o mesmo.



Neste momento quem está executando irá trazer a perna para perto do adversário para se manter equilibrado.



E irá jogar seu tronco para frente, forçando a parte de trás do joelho do adversário para si, retirando o equilíbrio do adversário, e ao cair não dar espaço ao adversário para que ele reverta a situação.



Neste momento o atleta que foi jogado ao chão reverterá a situação e aplicará uma chave de perna. O atleta que recebeu a chave de perna manterá a cabeça abaixada sem dar espaço para o adversário.



Neste momento quem aplicou a chave de perna, com a mão direita segurará a mão esquerda do adversário.



E com a mão esquerda passará a mão por baixo do braço do adversário e segurará em sua mão, imobilizando o adversário.



E para finalizar tentará torcer o braço do adversário, empurrando para coma e para o lado e quando o adversário ver que não tem mais saída, batera no chão para encerrar o golpe.


Segue abaixo o tamanho do espaço onde ocorre a luta e alguns golpes.


ESGRIMA


Ministrada por: Oswaldo Monteiro e Paula Borges

É um esporte de combate em que os componentes utilizam armas brancas para atacar e defender. Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI, também há relatos desta época, em manuscrito europeus, que mostram a prática deste esporte. Ná França, no período do absolutismo havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos jogos olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de medalhas esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

Equipamentos para combate - Florete



Sabre


Espada


proteção para o peito, usado por mulheres


Luvas


Capacete


Roupa


Posição do para a realização do esporte - Em guarda


Deslocamento para frente


Deslocamento para trás


Golpe de ataque intitulado "Afundo".


No momento do duelo há um fio que segura o atleta, para delimitar o espaço que irá percorrer.


No momento do duelo se o duelista da direita tocar o outro acende a luz do seu lado e vice-versa.


Meninas


Meninos


Nenhum comentário:

Postar um comentário