Este artigo
revela uma pesquisa intitulada na Metodologia do Ensino da Educação
Física sob a Ótica
Critica-Superadora, em que trás o ensino por meio do conhecimento dos alunos em
relação ao judô, onde esses alunos, não fiquem restrito só no saber das
técnicas e fundamentos e que dentro da escola não fique também dentro de um projeto político
–pedagógico. Dentro
da origem do judô, o profissional da área de Educação Física tem que trabalhar
com seus alunos os pontos essenciais que são:
*Isolamento geográfico do Japão; onde
não desenvolvia tecnologicamente, armas matérias, etc;
* Latifúndio; existia grandes
proprietários de Terra (samurais), onde surgiu grandes conflitos no período
Shogun;
*Jiu-Jitsu; parte da formação dos
samurais , em que basta o uso do corpo, lutas de golpes contundentes e de
morte, onde que mais tarde foram incorporados no judô.
Por meio do surgimento do judô há
varias maneiras de se trabalhar com os alunos apontando essencialmente: A urbanização do Japão. Onde surgiu
grandes cidades,e Jigoro Kano, que foi o homem mais importante da sua época,
pois percurso o judô principalmente por meio do Princípio da Flexibilidade,
mantendo as tradições japonesas, cujo os fundamentos essenciais são: Projeção, o jogo entre desequilíbrio X
equilíbrio, imobilização, quedas e rolamentos. Para isso o judô virou
esporte espetáculo que pode ser trabalhado de maneira em que o aluno aprenda o
maior contato da cultura japonesa com a cultura oriental, por meio das
imigrações suas características por meio das olimpíadas que surgiu em Tóquio
(1964), com a Guerra Fria e o uso político- ideológico do judô, onde a um
processo de treinamento desportivo, e que o profissional da área de educação
física abranja todos esses conhecimentos citados acima para que possa passar
para o aluno com clareza. O judô também está inserido nas múltiplas relações
perante a sociedade por meio da educação, lazer , saúde, meios de comunicação,
comércio e gênero fazendo com que todos tenham pelo menos um contato com o
esporte. Mas assim mesmo o judô no Brasil e considerado um esporte que está
engatinhando mas que há dentro das escolas propostas pedagogias para que esse
conteúdo saia o papel e torne realidade dentro das instituições de ensino.
CORDEIRO Jr. et al. A evolução sócio-histórica do judô - Primeiras aproximações. Revista da Educação Física (EUM, 1011):13-21, 1999.
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