sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Resenha do artigo "A evolução sócio-histórica do judô - Primeiras aproximações".

Este artigo revela uma pesquisa intitulada na Metodologia do Ensino da Educação Física  sob a Ótica Critica-Superadora, em que trás o ensino por meio do conhecimento dos alunos em relação ao judô, onde esses alunos, não fiquem restrito só no saber das técnicas e fundamentos e que dentro da escola não fique também  dentro de um projeto político –pedagógico. Dentro da origem do judô, o profissional da área de Educação Física tem que trabalhar com seus alunos os pontos essenciais que  são:
       *Isolamento geográfico do Japão; onde não desenvolvia tecnologicamente, armas matérias, etc;
         * Latifúndio; existia grandes proprietários de Terra (samurais), onde surgiu grandes conflitos no período Shogun;
          *Jiu-Jitsu; parte da formação dos samurais , em que basta o uso do corpo, lutas de golpes contundentes e de morte, onde que mais tarde foram incorporados no judô.
          Por meio do surgimento do judô há varias maneiras de se trabalhar com os alunos apontando essencialmente: A urbanização do Japão. Onde surgiu grandes cidades,e Jigoro Kano, que foi o homem mais importante da sua época, pois percurso o judô principalmente por meio do Princípio da Flexibilidade, mantendo as tradições japonesas, cujo os fundamentos essenciais são: Projeção, o jogo entre desequilíbrio X equilíbrio, imobilização, quedas e rolamentos. Para isso o judô virou esporte espetáculo que pode ser trabalhado de maneira em que o aluno aprenda o maior contato da cultura japonesa com a cultura oriental, por meio das imigrações suas características por meio das olimpíadas que surgiu em Tóquio (1964), com a Guerra Fria e o uso político- ideológico do judô, onde a um processo de treinamento desportivo, e que o profissional da área de educação física abranja todos esses conhecimentos citados acima para que possa passar para o aluno com clareza. O judô também está inserido nas múltiplas relações perante a sociedade por meio da educação, lazer , saúde, meios de comunicação, comércio e gênero fazendo com que todos tenham pelo menos um contato com o esporte. Mas assim mesmo o judô no Brasil e considerado um esporte que está engatinhando mas que há dentro das escolas propostas pedagogias para que esse conteúdo saia o papel e torne realidade dentro das instituições de ensino.

CORDEIRO Jr.  et al. A evolução sócio-histórica do judô - Primeiras aproximações. Revista da Educação Física (EUM, 1011):13-21, 1999.

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