domingo, 26 de agosto de 2012

Aula 2 Jogos de Oposição

Jogos de Oposição

 Segundo Oliver, Jean Claude 2000, o jogo de oposição, precisa de uma ação motora  de ataque e defesa ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem  explorar seu  ímpeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para a relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor arbitro, que garanta ao respeito às regras  e aos limites impostos.
No Ensino Fundamental proporciona as crianças situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais das disciplinas de combate, a aplicação de modo mais diversificado possível,considerando as possibilidades motoras de momento e reutilizando-as em condições diferentes.
Para Oliveira e Santos 2006, os jogos de oposição  tem como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o inicio das civilizações, alguns destes jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outras adquiriram forma institucionalizada tornando-se esportes e lutas das quais hoje conhecemos.  
            Os jogos de oposições classificam-se  em 6 tipos de atividades:

·         rapidez, atenção e agilidade,
·         desequilibrar,
·         reter, imobilizar,
·         jogo de conquista de objeto,
·         jogo de conquista de território,
·         combate,

Características de Ataque
São as ações motoras de agarrar, reter,desequilibrar, imobilizar, e tocar. Assim tendo diversificação possíveis de agarrar pode ser apanhar os braços, as pernas , cintura, e tronco.Reter pode ser com as mãos e pelo meio do corpo. Imobilizar e virando, recobrindo o corpo, fixando os membros e combinado ações. Desequilibrar seria , puxar, empurrar,projetando e levantando .



Característica de defesa
Envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir,livrar-se e bloquear,(observação de golpes), tendo as diversificações de movimentos em cada ação , sendo elas agarrando, empurrando e virando sendo elas características de livrar-se, já de resistir é atacando,desviando e opondo-se,entretanto rolando, saltando,virando abaixando-se e desviando as mãos são aspectos de esquivar.


Fonte : OLIVER, Jean Claude, Das Brigas aos jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
                 www.edesporte.com/edf141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate.
Jogo de conquista de território

 pique bandeira : os alunos foram separados por cores escuras e claros, e o tatame foi dividido ao meio com uma corda.o objetivo do jogo é não deixar a equipe adversária pegar a bola e levá-la para o outro lado.

Ações motoras trabalhadas
Ataque: tocar, agarrar, reter, imobilizar, desequilibrar ,
Defesa: esquivar-se, livrar-se, resistir.





Jogo de conquista de objetos:

 o professor divide os alunos em duas equipes, cada equipe posicionada na lateral do espaço disponível e no meio das duas equipes uma bola em seguida o professor  numera os alunos de 1 a 20  onde cada aluno de cada equipe terá seu número para poder competir, ao sinal do professor o número que foi chamado deverá ir até a bola de joelhos pegar a bola e levar a bola até o lugar determinado, sendo que o outro colega que não conseguiu pegar a bola deverá impedi-lo.

Ações  motoras trabalhadas
Ataque: agarrar, desequilibrar, imobilizar
Defesa: resistir, livrar-se , esquivar-se



   Jogos de rapidez e atenção: Exige do aluno agilidade, mudança de direção.

Pega colete ou pega rabo: cada aluno receberá um colete onde deverá colocar na cintura de maneira visível  aos colegas. Ao sinal do professor o aluno terá que pegar o colete do outro e também se defender para que seu colega não consiga pegar o seu colete. A brincadeira termina quando o professor der um sinal e ver quem conseguiu pegar mais coletes durante a brincadeira.

Ações motoras trabalhadas:
Ataque: agarrar, desequilibrar , reter
Defesa: Esquivar-se , resistir .



    Jogo de desequilíbrio: exige do aluno atenção força e equilíbrio.


jogo pé com pé: em duplas os alunos deverão ficar  em um ângulo aproximadamente de 45° na posição sentada. Com as mãos apoiada no chão deverão empurrar seu colega adversário somente com o uso dos pés. Depois o mesmo exercício é feito só que sem ter apoio dos braços ou mãos . e sim os braços terão que estar cruzados no peito.

Ações motoras trabalhadas
Ataque: desequilíbrio, reter
Defesa: livrar-se, resistir.





briga de galo: em duplas o aluno tem que tentar desequilibrar o colega fazendo com que o colega encoste as costas no chão.

Ações motoras trabalhadas.
Ataque: agarrar, reter, desequilibrar
Defesa: esquivar-se, livrar-se, resistir.



Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez pelo blog, cada vez mais dinâmico, ilustrativo... muito bom...

    Abraços.

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