domingo, 21 de outubro de 2012

Aula 7 - Judô

 Revisão do Judô

Atividades de aquecimento: Derrubar o colega.

A professora pediu que todos corressem em qualquer direção pela sala e quando ela falasse a cor da roupa que o colega esta é que tem que derrubar.


Saudação
                          


Quedas ( Ukemi)



Queda de costas ( Shirokimi)

Nesta atividade a professora pediu que ficassem de cocoras ( abaixados), com o queixo encostado no peito e caíssem de costas no tatame batendo primeiramente o braço para depois a mão no chão.



Queda lateral 

É a técnica da vassourinha que desliza com os dois pés no chão para o lado e depois passa o pé no amigo onde ele cai de lado.



Queda Frontal

Dividiu a turmas em dois grupos , e pediu que fizessem a queda com o rolamento de frente que é fazendo a toca do coelho para poder rolar. Primeiramente todos tinham que fazer com o joelho no chão e depois quem tivesse confiante poderia fazer esse rolamento ou queda em pé .



Queda de Antebraço



Pegada (Kumikata)



Regulamento e Projeção:

Yuko --- Lado;
Wazari --- ombro/quadril;
Ipon --- Costas;


Projeção horizontal

Frontal / Lateral

Braço

Bananinha



Abração




Quadril

Chazão



Perna

Vassourinha


Rodão: Coloca a perna esquerda entre a perna do amigo e com a direita empurra a do colega para trás ( passa a perna no amigo).




Atividade pula sela :
Primeiramente a professora pediu que ficassem em duplas para a realização da atividade, que é um aluno agachado onde o outro tem que pular por cima logo em seguida fazer a pegada gola manga e fazer qualquer tipo de golpe que lembrar.



Sovacão: é igual a atividade da bananinha em que faz a projeção do adversário, só que no fim de fazer a bananinha , coloca-se o cotovelo debaixo da axila do adversário e o levanta .




Imobilização

Honkizagatami (abraço);

Tatoshirogatami (Garagem);

Antes de começar a atividade, a professora, passou uma saudação que tem sempre antes e depois  de qualquer treino no judô. Pediu que formassem duas filas,onde ficassem um do lado do outro, logo após pediu que ficassem em diagonal com os pés na posição de vê, onde a primeira perna a se abaixar é a direita depois a esquerda, sentando-se nos pés, quem faz a primeira saudação é o sansei ou o professor de pois os alunos assim como para se levantar primeiramente o Sansei de pois os alunos. Logo após a saudação teve um aquecimento onde tinham que correr em varias direções, alternando as posições. Com a realização das atividades realizadas nas aulas anteriores de pegada e deslocamento.


Carrinho e Garagem :
Pediu para ficarem em dupla onde um ficava deitado em que se transforma  em carro e o outro por cima onde significa a garagem .A pessoa que esta em cima com as mãos e pernas trava o colega que esta em baixo não deixando que ele consiga sair daquela posição.





Estrangulamento


Hadakijimi, Latejimi, Chaves


Com a gola da blusa ou Kimono



 Atividade Mata Leão: Em dupla , o colega a ser estrangulado fica de costas para o colega que vai estrangular, aquele que vai estrangular passa o antebraço no pescoço do colega onde seu cotovelo fica de lado e faz uma bananinha colocando a mão na nuca de quem esta sendo estrangulado e quem estrangula puxa com toda a força o braço para seu lado.



Atividade de Volta a calma

A professora se posicionava ao meio e todos os alunos em volta com os pés em sua pé, a partir dai ela se jogava para os lados e os alunos teriam que passar de mão em mão sem deixar cair.




domingo, 14 de outubro de 2012

Aulão do dia 22/09 de Lutas

KARATÊ


Ministrada por: César Furtuoso

Karatê ou Karatê-Do é uma forma de budo ( caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa que se originou em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922.



X


Equipamentos para a prática e competição do esporte.

Luva

Caneleira


Faixa


Kimono


Proteção para os pés


Golpe - Soco (Zuki)


As técnicas de soco desenvolvem-se impulsionando os punhos numa trajetória que sai do hara até o alvo. Os golpes podem ser organizados e identificados segundo suas formas e variações,sendo as formas uma técnica específica ( um tipo de soco). Os socos são considerados apenas como formas de ataque, porem, se for bem executado, respeitando as técnicas , serve para repelir um ataque simultâneo, fazendo com que o contragolpe seja afastado do lutador.


Defesa


Tanto pessoal ou não, a defesa é apenas o bloqueio do ataque do seu inimigo mas é claro que existe uma defesa específica para cada golpe desferido,a defesa sofre menos danos do que os atacantes que ficam praticamente livres para recebe-los .
Uchi Uke - defesa com o  braço, de dentro para fora.
Soto Uke - defesa com o braço, de fora para dentro.   
Jodan Age Uke defesa de baixo para cima.



CAPOEIRA


Ministrada por: Marcelo (Canarinho)

A capoeira é uma arte que integra o patrimônio histórico  e cultural do Brasil, em que sua origem é ainda hoje muito discutida e na verdade não podemos afirmar com precisão quando e como foi criada. A capoeira é plural e nela o lúdico e o combate interpenetram-se, caracterizando-a como jogo, luta e dança. Foi criada no contexto da necessidade de auto defesa e de resistência à opressão com elementos propulsores da crianção de uma técnica de defesa e ataque, na qual os negros utilizavam do seu próprio corpo para se confrontar com seus opressores (feitores, capitães do mato).


Movimento da Capoeira


Manoel  dos Reis Machado (Mestre Bimba) , foi o grande pioneiro da oficialização, pelo governo, da primeira academia de capoeira, tirando da rua e colocando em academias.Foi o criador da capoeira regional baiana, ou simplesmente capoeira regional. A capoeira de angola foi exercida por mestre Pastinha, um irresistível fascínio que o transformou num verdadeiro predestinado para o ensino desta modalidade esportiva que praticada em obediência a seus ensinamentos que pode contribuir, poderosamente para o equilíbrio físico-técnico do homem. Ela é considerada a Capoeira Mãe, seu nome Capoeira Angola surgiu logo após a criação da Capoeira Regional, até então o nome usado na época era apenas capoeira ou capoeiragem. A capoeira foi regulamentada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos passando a vigorar em janeiro de 1973, sendo Assessor de  Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo, o Mestre Damianor Mendonça, responsável pela criação da graduação  na capoeira.
        

 Instrumentos da capoeira


Acompanhamento musical desde os primórdios até os nossos dias, são os Berimbau, Pandeiro, Adufe, Atabaque , Reco-reco.




Faixas / Cores / Graduação


Abadá: Calça branca, camiseta branca com o distintivo do grupo que participa e as cordas de cada graduação.


Ritmos




Atividade de aquecimento


Pediu para os acadêmicos, pularem e quando batesse uma vez  no pandeiro era para saltar o mais alto que conseguisse, depois explicou que iria bater duas vezes no pandeiro e que teríamos de nos abaixar sem levantar o calcanhar do chão.


Ginga

Na ginga explicou que ele começa de uma maneira que o aluno esteja dançando, levantando bem alto as pernas encostando os pés no glúteo onde depois vai aumentando a dificuldade até que consigam fazer o movimento correto.


Ginga com chute frontal



Progressão para o chute lateral



Posição de defesa


Ataque e defesa



Foi passado para os acadêmicos também realizarem os movimentos de ataque e defesa conforme o professor havia demonstrado.


Progressão para realizar o chute girando



Passos para realizar o chute lateral




Parada de mão


Parada de cabeça



Progressão para realizar o Aú



PALESTRA SOBRE PSICOLOGIA EM ESPORTES DE LUTAS


Ministrada por: Stefany Jessica Antonello e Renata thauany Rebussi Ferreira (PUC).


Neste palestra foi comentada sobre a parte psicológica dos atletas no momento das competições, o que influência o atleta senado tanto o que vem de fora (extrínseco) o que vem de dentro do atleta (intrínseco). E também foi mostrado um vídeo que comprova que se o psicológico do atleta estiver afetado ele renderá mais ou menos, exemplo: Um atleta realiza um soco com uma certa velocidade e força, quando este mesmo atleta com raiva, realiza o mesmo soco e a velocidade e força aumenta quase o dobro e em um último momento este atleta é acalmado e realiza mais um soco, a velocidade é força é maior que o primeiro e menor que o segundo. Comprovando então que a emoção que o atleta está sentindo influenciara em seu desenvolvimento no esporte.


MMA


Ministrada por: Matheus Scheffel e Felipe

O MMA hoje é um dos esportes que esta crescendo no mundo inteiro, teve sua origem no final dos anos 90 e inicio de 2000, onde ficou conhecido. É um esporte de contato que permite o uso de uma ampla variedade de técnicas de combate a partir de uma mistura de diferentes artes marciais. As regras permitem a utilização de socos, chutes e técnicas de grappling, tanto de pé  quanto de solo .

Golpes - Dieb


Soco Direto



Gancho


Cruzado


Demonstração de um golpe que envolve a queda e imobilização

Posição inicial do golpe para realizar a queda do adversário. Quem irá realizar o golpe ficará com um pé na frente e outro atrás em posição de guarda.



A perna que está a frente do atleta que realizará o golpe flexionará e cairá de joelho, mantendo a outra estendida  segurando na parte de trás do joelho do adversário, sem dar espaço para o mesmo.



Neste momento quem está executando irá trazer a perna para perto do adversário para se manter equilibrado.



E irá jogar seu tronco para frente, forçando a parte de trás do joelho do adversário para si, retirando o equilíbrio do adversário, e ao cair não dar espaço ao adversário para que ele reverta a situação.



Neste momento o atleta que foi jogado ao chão reverterá a situação e aplicará uma chave de perna. O atleta que recebeu a chave de perna manterá a cabeça abaixada sem dar espaço para o adversário.



Neste momento quem aplicou a chave de perna, com a mão direita segurará a mão esquerda do adversário.



E com a mão esquerda passará a mão por baixo do braço do adversário e segurará em sua mão, imobilizando o adversário.



E para finalizar tentará torcer o braço do adversário, empurrando para coma e para o lado e quando o adversário ver que não tem mais saída, batera no chão para encerrar o golpe.


Segue abaixo o tamanho do espaço onde ocorre a luta e alguns golpes.


ESGRIMA


Ministrada por: Oswaldo Monteiro e Paula Borges

É um esporte de combate em que os componentes utilizam armas brancas para atacar e defender. Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI, também há relatos desta época, em manuscrito europeus, que mostram a prática deste esporte. Ná França, no período do absolutismo havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos jogos olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de medalhas esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

Equipamentos para combate - Florete



Sabre


Espada


proteção para o peito, usado por mulheres


Luvas


Capacete


Roupa


Posição do para a realização do esporte - Em guarda


Deslocamento para frente


Deslocamento para trás


Golpe de ataque intitulado "Afundo".


No momento do duelo há um fio que segura o atleta, para delimitar o espaço que irá percorrer.


No momento do duelo se o duelista da direita tocar o outro acende a luz do seu lado e vice-versa.


Meninas


Meninos