Jogos de Oposição
Segundo Oliver, Jean Claude 2000, o jogo de oposição, precisa de uma ação motora de ataque e defesa ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem explorar seu ímpeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para a relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor arbitro, que garanta ao respeito às regras e aos limites impostos.
No Ensino Fundamental proporciona as crianças situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais das disciplinas de combate, a aplicação de modo mais diversificado possível,considerando as possibilidades motoras de momento e reutilizando-as em condições diferentes.
Para Oliveira e Santos 2006, os jogos de oposição tem como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o inicio das civilizações, alguns destes jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outras adquiriram forma institucionalizada tornando-se esportes e lutas das quais hoje conhecemos.
Os jogos de oposições classificam-se em 6 tipos de atividades:
· rapidez, atenção e agilidade,
· desequilibrar,
· reter, imobilizar,
· jogo de conquista de objeto,
· jogo de conquista de território,
· combate,
Características de Ataque
São as ações motoras de agarrar, reter,desequilibrar, imobilizar, e tocar. Assim tendo diversificação possíveis de agarrar pode ser apanhar os braços, as pernas , cintura, e tronco.Reter pode ser com as mãos e pelo meio do corpo. Imobilizar e virando, recobrindo o corpo, fixando os membros e combinado ações. Desequilibrar seria , puxar, empurrar,projetando e levantando .
Característica de defesa
Envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir,livrar-se e bloquear,(observação de golpes), tendo as diversificações de movimentos em cada ação , sendo elas agarrando, empurrando e virando sendo elas características de livrar-se, já de resistir é atacando,desviando e opondo-se,entretanto rolando, saltando,virando abaixando-se e desviando as mãos são aspectos de esquivar.
Fonte : OLIVER, Jean Claude, Das Brigas aos jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
www.edesporte.com/edf141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate.
Jogo de conquista de território
Jogo de conquista de território
pique bandeira : os alunos foram separados por cores escuras e claros, e o tatame foi dividido ao meio com uma corda.o objetivo do jogo é não deixar a equipe adversária pegar a bola e levá-la para o outro lado.
Ações motoras trabalhadas
Ataque: tocar, agarrar, reter, imobilizar, desequilibrar ,
Defesa: esquivar-se, livrar-se, resistir.
Jogo de conquista de objetos:
o professor divide os alunos em duas equipes, cada equipe posicionada na lateral do espaço disponível e no meio das duas equipes uma bola em seguida o professor numera os alunos de 1 a 20 onde cada aluno de cada equipe terá seu número para poder competir, ao sinal do professor o número que foi chamado deverá ir até a bola de joelhos pegar a bola e levar a bola até o lugar determinado, sendo que o outro colega que não conseguiu pegar a bola deverá impedi-lo.
Ações motoras trabalhadas
Ataque: agarrar, desequilibrar, imobilizar
Defesa: resistir, livrar-se , esquivar-se
Jogos de rapidez e atenção: Exige do aluno agilidade, mudança de direção.
Pega colete ou pega rabo: cada aluno receberá um colete onde deverá colocar na cintura de maneira visível aos colegas. Ao sinal do professor o aluno terá que pegar o colete do outro e também se defender para que seu colega não consiga pegar o seu colete. A brincadeira termina quando o professor der um sinal e ver quem conseguiu pegar mais coletes durante a brincadeira.
Ações motoras trabalhadas:
Ataque: agarrar, desequilibrar , reter
Defesa: Esquivar-se , resistir .
Jogo de desequilíbrio: exige do aluno atenção força e equilíbrio.
jogo pé com pé: em duplas os alunos deverão ficar em um ângulo aproximadamente de 45° na posição sentada. Com as mãos apoiada no chão deverão empurrar seu colega adversário somente com o uso dos pés. Depois o mesmo exercício é feito só que sem ter apoio dos braços ou mãos . e sim os braços terão que estar cruzados no peito.
Ações motoras trabalhadas
Ataque: desequilíbrio, reter
Defesa: livrar-se, resistir.
briga de galo: em duplas o aluno tem que tentar desequilibrar o colega fazendo com que o colega encoste as costas no chão.
Ações motoras trabalhadas.
Ataque: agarrar, reter, desequilibrar
Defesa: esquivar-se, livrar-se, resistir.